LGPD

NOTÍCIAS

Regularização fundiária beneficiará mais de 1,5 mil famílias em Alvorada

Publicada em 16 de outubro de 2025

Regularização fundiária beneficiará mais de 1,5 mil famílias em Alvorada

 

Ação do "Projeto Terra - Eu sou Cohab" ocorre nos dias 17 e 18 de outubro, no Ginásio Tancredo Neves 

Nos dias 17 e 18 de outubro, um grande mutirão de regularização fundiária vai transformar a realidade de mais de 1,5 mil famílias em Alvorada. A ação, realizada no Ginásio Tancredo Neves (Av. Presidente Getúlio Vargas, nº 3290), integra o “Projeto Terra – Eu sou Cohab” e tem como objetivo garantir o direito à propriedade a moradores de imóveis da extinta Companhia de Habitação do Estado do Rio Grande do Sul (Cohab).

A iniciativa, que reúne Governo do Estado – por meio da SEHAB –, o Tribunal de Justiça do RS, a PGE-RS, o MPRS; a Defensoria Pública do RS, o Comando Militar do Sul, o Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), o Colégio Registral do RS e o Instituto de Registro Imobiliário do RS (RIB/RS), entre outros órgãos, oferece atendimento gratuito para a formalização da posse e a emissão de escrituras públicas, etapa essencial para que os imóveis passem a fazer parte do sistema jurídico formal.

Com atendimento das 9h às 16h, o mutirão vai contemplar 1.562 imóveis, beneficiando diretamente os moradores dos bairros Campos Verdes e 11 de Abril. Além de promover inclusão e desenvolvimento urbano, o projeto representa um avanço concreto na regularização imobiliária gaúcha, com isenção de impostos e emolumentos cartorários — uma conquista viabilizada pela adesão das entidades notariais e registrais do Estado, entre elas o Colégio Notarial do RS, parceiro do projeto desde sua concepção.

Os Tabelionatos de Notas de Alvorada atuarão diretamente no processo, garantindo a formalização das escrituras e a segurança jurídica dos atos. “A presença dos Tabelionatos de Notas no Projeto Terra reforça o compromisso do notariado com a cidadania e com a regularização fundiária, garantindo segurança jurídica às famílias de Alvorada”, destaca o Tabelião do 1º Tabelionato de Notas de Alvorada, Ricardo Alvarenga.

“Meus colaboradores e eu sentimo-nos gratificados por participar de tão relevante projeto, que, de um lado, contribui para o desenvolvimento econômico do município e, de outro, satisfaz os direitos fundamentais à moradia e à propriedade”, enfatiza a titular do 2º Tabelionato de Notas de Alvorada, Daniela Ilha Porto.

Os moradores devem levar a documentação conforme sua situação:

Quando não é possível apresentar a cadeia de contratos (art. 11-C da Lei 14.779/2015):

A lei permite a regularização mesmo sem todos os contratos, desde que: o contrato original da Cohab esteja quitado; o morador comprove que está na posse do imóvel há pelo menos 5 anos, de forma contínua e pacífica; o morador e o cônjuge não possuam outro imóvel urbano ou rural e seja apresentada declaração de ao menos dois vizinhos ou testemunhas.

Para inventário (quando o dono faleceu e os herdeiros vão regularizar):

Documentos de identidade e CPF dos herdeiros; certidões de casamento e óbito (quando necessário); inventário (judicial ou feito em cartório), necessário apenas quando houver herdeiros já falecidos; e cessão de direitos (feito em cartório): significa que todos os herdeiros concordam em passar a posse do imóvel para um deles. Esse documento deve ser feito em cartório.

Para quem é mutuário (comprador original com contrato da Cohab):

Documentos de identidade e CPF do morador e do cônjuge; certidão de casamento ou divórcio (com averbações, se houver); e matrícula atualizada do imóvel.

Para quem mora no imóvel, mas não comprou direto da Cohab (contrato de gaveta ou sucessão):

Documentos de identidade e CPF do morador e do cônjuge; certidão de casamento ou divórcio (com averbações se houver); papéis que formalizam a compra e venda do imóvel (para contratos de gaveta); e matrícula atualizada do imóvel.

Projeto Terra - Eu sou Cohab

Lançado no dia 5 de setembro, o projeto é uma ação conjunta com o objetivo de regularizar cerca de 60 mil imóveis no Estado. Nesta primeira etapa, a iniciativa beneficiará mutuários de 30 mil unidades habitacionais em 12 municípios. Um dos grandes avanços do projeto é a isenção de taxas cartoriais, viabilizada pela adesão do CNB/RS, Colégio Registral do RS e RIB/RS.

SERVIÇO

O quê: Mutirão do "Projeto Terra - Eu sou Cohab" em Alvorada

Quando: 17 e 18 de outubro, das 9h às 16h

Onde: Ginásio Tancredo Neves (Av. Presidente Getúlio Vargas, nº 3290)

Sobre o CNB/RS 

O Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS) é a entidade de classe que representa institucionalmente os tabeliães de notas e protesto do estado do Rio Grande do Sul. O Colégio tem realizado diversas atividades a fim de integrar os notários do Estado e atualizá-los tanto com as novidades gerais e como as segmentadas de sua natureza. 

Assessoria de Comunicação do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS)

Assessores de Comunicação: Larissa Mascolo e Alexandre Lacerda

Tel: (51) 99851-8130 / (11) 99614-8254

E-mail: imprensa@cnbrs.org.br

VOLTAR